SIGA-NOS
Formulário de Contato

Entenda as taxas de condomínio - Como é composto este valor

Publicado no dia: 30 Mar 2023
Entenda as taxas de condomínio - Como é composto este valor
Morar em condomínio fechado é hoje uma escolha válida devido às vantagens que estes locais oferecem: segurança, serviços de limpeza e manutenção são alguns diferenciais, como também, portaria 24h, recebimento de encomendas e entrega de alimentos com segurança, piscinas, playgrounds, áreas de lazer, churrasqueiras e etc. Porém todo este pacote possui um custo. Para manter todos os serviços oferecidos em um condomínio, que ao ser formado se torna uma empresa, é preciso administrar diversas frentes e contratos. Empresas administradoras de condomínios, gestão de pagamento de contas, manutenção de portões, elevadores e demais itens de caráter legal são alguns desta imensa lista. Há também funcionários terceirizados ou do próprio condomínio, como o síndico.

 Mas o que é a taxa de condomínio?

Trata-se do valor arrecadado mensalmente dos moradores, para o custeio de todos os serviços do condomínio como os citados acima. Também possui uma variação conforme região e quantidade de apartamentos, podendo também ter valores diferentes por apartamento pois existem administrações que optam por cobrança por fração devido algumas unidades terem espaço maior e áreas privativas.

E se eu não pagar?

É obrigatório o pagamento para todos. A inadimplência prejudica o condomínio, por isso, também, é criado um fundo de reserva. A inadimplência é tratada por requisitos legais. O Código Civil permite uma multa por atraso de 2% mais juros de 1% ao mês durante o período de atraso. Também o atraso pode gerar uma ação judicial onde pode ser solicitado até o despejo e leilão do imóvel.

O que é o fundo de reserva?

Trata-se de um fundo criado para imprevistos como inadimplência ou gastos não previstos em orçamento. É uma cobrança comum nos condomínios por se tratar de uma segurança financeira e possui um valor fixo definido no ato da validação do orçamento anual.


Agora você já sabe

Sabendo um pouco mais sobre a taxa de condomínio é importante que você analise o seu, confira como é o regulamento interno e, em caso de dúvidas fale com seu síndico.

Outra dica importante é que todo morador tem o direito de participar das assembleias que definem as regras de cobrança e convivência do condomínio.
 

Ainda com dúvidas?
Entre em contato conosco e saiba mais sobre a melhor escolha do seu novo imóvel.
O jeito Primeiro Plano de Ser.

 

 
« Voltar

topo