SIGA-NOS
Formulário de Contato

Título de Capitalização de Aluguel, como funciona?

Publicado no dia: 17 Jun 2021
Título de Capitalização de Aluguel, como funciona?
A forma mais comum de garantia praticada no mercado imobiliário para contratos de locação é o tradicional fiador, que no passado era a única opção para viabilizar o aluguel de um imóvel. Porém, já há alguns anos, outras modalidades de garantia vêm ganhando espaço no mercado por trazer flexibilidade, mais segurança e menos burocracia nas negociações, como é o caso do “Título de Capitalização Aluguel”.

As maiores companhias de seguros oferecem títulos de capitalização específicos para o setor imobiliário. Essa modalidade de garantia funciona similar ao depósito caução, em que o valor capitalizado é negociado entre proprietário e inquilino, praticado, em média, de 6 a 12 vezes o valor do aluguel, devendo ser quitado em parcela única.

Para a efetivação da contratação, o inquilino passa por um processo simples e ágil, pois não há necessidade de análise de crédito ou comprovação de renda junto à companhia de seguros. Além disso, tem o benefício de mão de obra gratuita para reparos emergenciais ao imóvel, concorre a sorteios mensais em dinheiro equivalente a duas vezes o valor do título e, ao final do contrato, o resgate de 100% da reserva de capitalização corrigida.

A companhia de seguros oferece assistência locatícia para auxílio na cobrança de eventuais valores pendentes e também oferece assistência jurídica para procedimentos de ação de desocupação do imóvel, para as contratações de capitalização de valor superior a R$ 6.000,00. Em caso de inadimplência, o título de capitalização pode ser resgatado para cobertura dos débitos.

Simplificando, o título de capitalização é um tipo de depósito caução, mas com muitas vantagens. Boa solução para quem não possui um fiador ou não quer passar pela situação embaraçosa de pedir esse auxilio para um familiar ou amigo. Segurança para o proprietário em ter o valor administrado pela companhia de seguros com a cobertura de honorários advocatícios em ações judiciais de cobrança e desocupação do imóvel, caso seja necessário.

Para intermediação de todo esse processo é muito importante a participação da imobiliária na efetivação e gestão da locação. A definição do valor de capitalização ideal para garantir o aluguel e o período de vigência da contratação são pontos importantes. E, apesar da companhia de seguros não exigir a análise cadastral, esse item também fica a cargo da imobiliária, sendo esse o procedimento adotado pela 1º Plano, a fim de proporcionar mais segurança na locação.
 
« Voltar

topo