SIGA-NOS
Formulário de Contato

Novo índice de reajuste de aluguel é lançado pela FGV

Publicado no dia: 11 Jan 2022
Novo índice de reajuste de aluguel é lançado pela FGV
O reajuste de contrato de locação de imóvel passou a ser ponto de grande preocupação desde a crescente alta do IGP-M (Índice Geral Preços – Mercado), indicador de maior utilização para correção de aluguel.

A partir dessa alta, houveram muitos questionamentos quanto a validade desse índice na correção dos aluguéis, visto que a forma de composição do IGP-M é muito ampla. (Veja mais clicando aqui)

As administradoras de imóveis buscaram e ainda buscam meios de manter os contratos equilibrados no momento da correção, utilizando diferente índice, negociando desconto, dentre outras alternativas.

Atentos a isso e com intenção de disponibilizar um índice mais justo e específico, a FGV – Fundação Getúlio Vargas, lança um novo índice de preços que mensura o custo de aluguel residencial em quatro capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. O índice se chamará IVAR/FGV – Índice de Variação de Preços de Aluguéis Residenciais e seu lançamento ocorrerá em 11/jan/2022. O indicador terá periodicidade mensal e será divulgado no portal do Ibre/FGV às 8h00.

Em nota distribuída à imprensa, a FGV explica que “O objetivo é medir a evolução dos preços e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais nesse nicho. O índice utiliza valores negociados dos aluguéis em vez de dados de anúncios como base de cálculo. Fazem parte dados como os valores dos contratos novos e dos reajustes de contratos existentes, além das características de cada imóvel. A metodologia estatística empregada permite a mensuração robusta da variação média dos aluguéis ao longo do tempo, refletindo melhor o cenário — oferta e demanda — do mercado de locação de imóveis residenciais”

Vamos acompanhar se com o tempo, o objetivo do índice caberá melhor no dia a dia dos contratos.
« Voltar

topo